top of page

SESSÕES COORDENADAS

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido - NEPEC

​

Descrição: O NEPEC-SAB é um espaço de estudos, reflexão e pesquisas elencando a Convivência com Semiárido Brasileiro como contexto significativo para o desenvolvimento de práticas educativas e organizacionais, cuja educação no campo e na cidade seja orientadora do olhar, do conhecimento e da compreensão das problemáticas e potencialidades da natureza e dos territórios Semiáridos, de forma que o educador/a torne seu fazer pedagógico essencial, consciente e comprometido com o desenvolvimento integral dos sujeitos dos processos de aprendizagem. O Núcleo se organiza com o objetivo de institucionalizar atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, concernentes à temática da EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVENCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO, no campo e na cidade, com ênfase no Estado da Bahia.

​

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luzineide Dourado Carvalho - Coordenador / EDMERSON DOS SANTOS REIS - Integrante / Francisca de Assis - Integrante / JURACY MARQUES - Integrante / Williane Melo - Integrante / Mábio Dutra - Integrante / Carliane Oliveira - Integrante / Marcelo Oliveira - Integrante / Clecion Sampaio - Integrante.

​

Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade - ECuSS

​

Descrição: O projeto de pesquisa reúne estudos em três temas articulados: a educação, a cultura e a sustentabilidade, tendo o tema da subjetividade como uma transversalidade que constitui os outros dois termos, na perspectiva conceitual da esosofia de Félix Guattari. No item Educação, prioriza a abordagem da questão do mal-estar da educação (que inclui tanto a dificuldade de garantir o efetivo letramento das crianças em idade de alfabetização, quanto a violência escolar e o adoecimento de professores) e também as chamadas "escolas diferenciadas". No item Cultura prioriza, de modo articulado com a educação e a questão ambiental, os modos de atuação da industria cultural nos processos de subjetivação das novas gerações, bem como o desenvolvimento de uma cena alternativa, que pode ser encarada como "distâncias de singularização". No item Sustentabilidade, problematiza o habitus ordinário e os processos de subjetivação que o constitui, que resulta na estética do lixo e da sujeira, na cultura do descartável e nos modos iníquos de arborização urbana no semiárido..

​

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Josemar da Silva Martins - Coordenador / Paulo Ribeiro Soares Neto - Integrante.

Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Outra.

 

Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE E PROJETO REFLEXÃO

​

Descrição: A Sessão Coordenada do Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, cultura e território – EDUCERE e Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada traz à baila os resultados iniciais de pesquisas em desenvolvimento no projeto e no grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE,  liderado pelos Professor Edmerson dos Santos Reis e Professoras Edilane Carvalho Teles e Francisca de Assis de Sá. A Sessão conta com a participação de professores pesquisadores, mestrandos e bolsistas de iniciação científica e de extensão.

​

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Edmerson dos Santos Reis - Coordenador / Edilane Carvalho Teles - Integrante e Francisca de Assis Sá - Integrante.

​

Lista de trabalhos​:

​

1. REFLEXÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, FORMAÇÃO DOCENTE E INTERFACES DOS SABERES NA ESCOLA EM OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Edmerson dos Santos Reis Edilane Carvalho Teles e Francisca de Assis de Sá.

​

2. A PESQUISA DA FUNDAJ EM DESENVOLVIMENTO NO SEMIÁRIDO

Edilene Barbosa Pinto – CEDIST/DIPES/FUNDAJ e Janirza da Rocha Lima - CEDIST/DIPES/FUNDAJ.

​

3. O LUGAR DA CONTEXTUALIZAÇÃO NOS NÚCLEOS DE APROFUNDAMENTOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Edmerson dos Santos Reis.

 

4. ENTRE OS CAMINHOS DA NEGLIGÊNCIA E DA EFETIVAÇÃO DE DIREITOS EMERGE A NECESSIDADE DE UM NOVO PENSAR-AGIR SOBRE O CAMPO

Ádma Hermenegildo Rocha e Edmerson dos Santos Reis.

 

5. A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO - DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO/BA: O CASO DO TRANSPORTE ESCOLAR  NA FAZENDA  LAGINHA - Ana Raphaela Ramos da Silva e Francisca de Assis de Sá.

​

6. CURSO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA PERSPECTIVA DE UMA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA

Francisca de Assis de Sá, Regivan Cavalcante Ribeiro, Rafael de Santana Silva e Danielle Mendonça Paiva.

​

7. BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO E ROTINA DO BRINQUEDISTA

Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria Santos de Almeida Campana, Danielle Mendonça Paiva e Hanna Karoliny Feitosa Barbosa.

 

8. OS DESAFIOS DA BNCC E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Adriana Maria Santos de Almeida Campana e Edilane Carvalho Teles.​

bottom of page