VIII WORKSHOP NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO.
Tema: Dimensões Políticas e Pedagógicas da Contextualização.
03 a 05 de Outubro de 2018
Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCH III
Av. Edgard Chastintet, s/n, São Geraldo | Juazeiro - BA
Telefone para contato: (74) 3611-6483/ Ramal 230
GRUPOS DE TRABALHO
GT 1. Educação Contextualizada, Formação Docente e Práticas Educativas
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências de gestão, de formação e de práticas docentes, cujas reflexões teórico-práticas sejam fundamentadas na Educação Contextualizada e/ou na Educação do Campo para Convivência com o Semiárido Brasileiro, a partir do acúmulo dos movimentos sociais e das organizações da Sociedade Civil e de órgãos e agências governamentais (Secretarias de Educação, Universidades, Institutos etc).
E-mail: wecsabgt1@gmail.com
GT 2. Identidades, Cultura e Territorialidades
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências relativas à produção e organização histórico-geográfica, identificando, valorizando e apoiando as diferentes expressões das culturas diversas e dos processos construtores das identidades territoriais comprometidos com a sustentabilidade dos povos e contextos Semiáridos.
E-mail: wecsabgt2@gmail.com
GT 3. Educomunicação e Tecnologias Digitais
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências multidisciplinares de Educação e Comunicação Social, bem como do uso das tecnologias sociais nos processos educativos como possibilidades abertas para tratar os novos conteúdos discursivos e imagéticos sobre os povos e os seus territórios, destacando o papel exercido pelos meios de comunicação, escola e movimentos sociais na formação intelectual dos sujeitos em territórios culturais diversos.
E-mail: wecsabgt3@gmail.com
GT 4. Movimentos Sociais e Diversidade
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências que apresentem a interação dos processos educativos contextualizados aos processos de implementação de ações, projetos e políticas afirmativas da diversidade, no campo e na cidade, que consideram a complexidade e a diversidade das gentes e dos territórios Semiáridos e a busca de afirmar políticas públicas de direitos sociais, para crianças e adolescentes, jovens e adultos, a grupos em situação de risco e marginalizados, e também, às populações tradicionais.
E-mail: wecsabgt4@gmail.com
GT 5. Problemáticas Socioambientais no Semiárido
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências ligadas às problemáticas e potencialidades da natureza semiárida, evidenciando projetos em ecologia humana, gestão ambiental e educação ambiental, apresentando práticas e políticas conscientes relacionadas aos diversos desequilíbrios ambientais locais, regionais e globais das cidades e do campo.
E-mail: wecsabgt5@gmail.com
GT 6. Políticas de Letramento, Leitura e Escrita
Ementa: Um grupo de trabalhos relacionados às políticas socioculturais de letramento e ao ensino aprendizagem da leitura e da produção escrita nos contextos de educação formal e não formal. Podem está inscrito neste GT as pesquisas concluídas ou em andamento sobre o ensino e a formação do professor da escrita no contexto do semiárido brasileiro.
E-mail: wecsabgt6@gmail.com
GT 7. Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências que atuam na produção e/ou execução de tecnologias adequadas à semiaridez a partir de técnicas, metodologias, inovação e aplicação fundamentadas na convivência, cujos impactos sociais sejam relevantes para o desenvolvimento sustentável dos territórios Semiáridos.
E-mail: wecsabgt7@gmail.com
GT 8. Povos e Saberes Tradicionais
Ementa: O GT tem como objetivo reunir pesquisas relacionados aos saberes dos povos tradicionais do semiárido brasileiro ou de outras regiões do Brasil e do mundo.
E-mail: wecsabgt8@gmail.com
GT 9. Gênero, Sexualidade e Educação
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências que apresentem a interação dos processos educativos contextualizados às discussões que envolvem gênero e sexualidade, considerando que o ambiente escolar vem se configurado como um local propicio para a expansão de práticas de violências simbólica, psicológica e física contra as mulheres, gays, lésbicas e transexuais, perpetuando desigualdades, estereótipos e preconceitos de gênero, gerando fracassos e evasão escolar que precisam ser melhor investigados. Além disso, serão acolhidos trabalhos que apresentem ações, projetos e políticas afirmativas em questões de gênero e sexualidade no campo e na cidade, que consideram a complexidade e a diversidade dos modos de ser masculinos, femininos e queer.
E-mail: wecsabgt9@gmail.com
Os autores e coautores deverão se inscrever e comprovarem o pagamento da taxa de inscrição, salvo nos casos de isenção.
GRUPOS DE TRABALHOS (GTs):
a) Recomendamos a leitura atenta das ementas dos GTs, pois os trabalhos serão selecionados a partir de sua adequação aos temas ali pautados. Os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados no dia 27/09/2018, por meio do e-mail indicado na Ficha de Inscrição e no site do evento:
b) Os trabalhos selecionados serão apresentados em Comunicação Oral, com duração de 10 minutos. Todas as salas estarão equipadas com Datashow e Notebook.
c) Os GTs são espaços de diálogo, de debate e de aprofundamento das ideias, sobre um dado tema correlativo ao Workshop, desse modo, é imprescindível que todos os autores e coautores permaneçam em seus GTs durante todo o horário destinado à atividade, tornando-os um momento rico e de intercâmbio entre os pesquisadores.
d) A análise dos trabalhos apresentados nas Sessões Coordenadas é de responsabilidade dos promotores, devendo cumprir os mesmos prazos de submissão para constar dos anais do evento.
Dúvidas e inscrições de ouvintes podem ser encaminhadas para o e-mail geral (wecsabppgesa@gmail.com).